Como fazer uma viola do seu violão

Posted: 05/02/2012 in Uncategorized
Isso é possível,  porém não recomendado.

Olá amigos, do meu violão, fiz uma viola simples. Eu fiz porque não tenho uma viola em si para tocar.
A viola improvisada ficará com 5 cordas, e não 10, mas, dá para brincar e sentir mais ou menos o som parecido.
Bom, então vamos lá: O violão afinado em 440hz(lá maior), tem as seguintes notas soltas em suas cordas:

-E———- (MI maior, conhecido como “mizinho”)
-B———- (SI maior)
-G———- (SOL maior)
-D———- (RÉ maior)
-A———- (LÁ maior)
-E———- (MI maior, conhecido como “mizão”)

A viola caipira, em uma de suas afinações, conhecida como CEBOLÃO, utiliza as seguintes notas em suas cordas, que são dividas em 5:

-E———– (MI maior)
-B———– (SI maior)
-G#——— (SOL sustenido)
-E———– (MI maior)
-B———– (SI Maior)

Você encontrará afinações como rio abaixo, boiadeira, paulistinha, rio acima, natural…etc. Esta se baseará na afinação “cebolão”. As cordas são duplas para facilitar o ponteio.

Bom, vamos a mão na massa. Se o violão tiver cordas velhas, recomendo o uso de novas cordas, pois, as mesmas podem demorar a pegar afinação e não conservá-la quando tal ocorrer.

Partindo da primeira corda, apenas afine a primeira corda em E (MI maior), Provavelmente você terá essa afinação nas duas primeiras cordas, mas, continuando… Você também pode apenas trocar as cordas que já possuem a afinação correta no violão, tendo assim as notas E e B para a primeira e segunda, respectivamente. Como a terceira corda do violão afinado em A é G, basta subir meio tom e terá a corda desejada, ou seja, só faltam mais duas cordas. Subindo a quarta corda, sentirá que a mesma adquirirá a afinação E. Caso ela fique frouxa, você pode trocar por outra corda do violao.
Feito isso, sobraram as 5ª e 6ª cordas. Você pode afinar a 5ª corda em B.

**Para saber se está realmente afinado como você deseja, basta acessar: http://www.cifraclub.com.br/afinador/ e tocar uma corda por vez.

Feito isso, está pronta sua viola super improvisada, que só tem 5 cordas, mas, dá para tirar um somzinho até. Se tiver alguma sugestão, ou ainda, tiver alguma dúvida de como fazer essa porcaria, poste algo nos comentários, que responderei conforme possível.

Um detalhe: O improviso ficará para tocar, mas não algo muito agradável, é um quebra galho mesmo.

Se você não conhece nada de viola, agora, ela estará afinada em E, ou seja, ao tocá-la solta sairá o acorde de E(mi maior). Sairá E porque justamente E, B e G# são as notas que formam o acorde E. Se fizer pestana na primeira casa, sairá F, na segunda casa, F#… na sétima B, na oitava C, até a 12º que será um E novamente, e assim sucessivamente.

Também, por exemplo, para a formação do acorde A, Terceira corda, primeira casa+Quinta corda segunda casa+Segunda corda, segunda casa. Para o A7 Fechar a primeira corda, terceira casa.

Espero que gostem,

Fiquem com Deus, boa semana!

About these ads
Comentários

Deixar uma resposta

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )